Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leonor e o Cromossoma do Amor

Este blog serve para vos falar um pouco da nossa vida enquanto pais de uma menina muito especial, pois tem o cromossoma do amor e na realidade foi isso mesmo que ela trouxe à nossa vida: muito amor!

Este blog serve para vos falar um pouco da nossa vida enquanto pais de uma menina muito especial, pois tem o cromossoma do amor e na realidade foi isso mesmo que ela trouxe à nossa vida: muito amor!

Leonor e o Cromossoma do Amor

17
Jan19

O 3º e o 4º Mês Mais Bonitos das Nossas Vidas

Neuza

Na consulta que haviamos tido com o Dr. Miguel Palha, foi-nos falado que a Leonor iria ser seguida por diversas especialidades e o mesmo aconselhou-nos alguns médicos de sua confiança. Um deles, de Ortodoncia - o Dr. David Andrade - o "problema" é que o Dr. David dá consultas em Espinho.

Nem hesitamos, dissemos logo que iamos, até podia dar consultas na China que pela nossa menina nós iamos e assim foi.

Na consulta com o Dr. David, ele viu a boca toda à Leonor e explicou-nos algo engraçado. estas crianças não têm a língua maior que a boca, a lígua tem o tamanho certo, a boca (mais precisamente a parte superior da mesma) é que é pequena, mas no caso da Leonor tudo está direitinho e como ela não faz o prolapso da língua (ou seja, não anda com ela de fora apoiada na parte inferior da boca) não necessitamos de cuidados extra como a utilização de um aparelho que por vezes é necessário usar para haver um maior controlo da língua dentro da boca e que (penso eu, espero não estar enganada, mas foi o que percebi) ajuda a alargar um pouco a parte superior da boca. Resumindo, a Leonor está ótima e só será necessário ser vista quando fizer 1 ano de idade para vermos se está tudo bem com o crescimento dentário.

Foi-nos também recomendado pelo Dr. Miguel uma consulta de oftalmologia com o Dr. Joaquim Canelas, pois muitas das vezes, a estas crianças aparecem cataratas precocemente e convém serem seguidas desde cedo para se ir vigiando e em caso de alarme se agir o mais depressa possível e lá fomos nós à consulta.

O Dr. Joaquim fez os exames necessários à Leonor e ela estava (e está ótima), estivemos um pouco à conversa sobre as consultas a que ela já tinha ido e sobre os exames que já tinha feito, bem como os resultados e foi o Dr. Joaquim que nos explicou o que eram os graus associados à trissomia. Ou seja, a trissomia em si não tem graus, ou se tem ou não, mas como já referi muitas vezes existem patologias associadas à mesma que podem ser mais graves ou menos graves e que acabam por comprometer o desenvolvimento dessas crianças e aí sim, temos graus a nível do desenvolvimento. Esta conversa acabou de uma forma que eu jamais esquecerei (mais uma), pois o Dr. Joaquim, devido ao historial da Leonor diz-nos que a Leonor tem tudo para ser um caso de sucesso.

"Meu Deus Obrigada", era só o que passava na minha cabeça. Estavamos tão felizes, eu então parecia descontrolada tal não era a minha alegria, fartei-me de cantar no caminho para casa e sei que contagiei o João. Ele andava com um sorriso de orelha a orelha, é que não conseguíamos disfarçar mesmo!

Uma grande ajuda que tivemos cá em casa deveu-se a uma das idas ao Centro de Saúde para a pesagem da Leonor, em que a enfermeira que nos atendeu nos falou de um blog sobre um caso semelhante ao nosso, uma mãe que só depois de o bebé nascer descobriu que ele era portador de trissomia 21 e falava da sua experiência e do seu dia-a-dia, e eu comecei a seguir de imediato - "Tomás My Special Baby" (sigam o instagram e o facebook também, tenho a certeza que não se vão arrepender e que vão gostar tanto como eu). Identifiquei-me na hora com a mãe do Tomás, a Andreia Paes de Vasconcellos. Lembro-me de andar a ler o blog e depois o livro dela também e dizer ao João que parecia que tinha sido eu a escrever, pois os sentimentos e as vivências eram tão semelhantes.

Fez-me tão bem lê-lo, mas tão bem, que decidi enviar uma mensagem à Andreia a agradecer o facto de ter criado o blog e de lhe dizer que me estava a ajudar imenso. Não esperava qualquer tipo de resposta, mas ela respondeu-me...ELA RESPONDEU-ME! E foi tão querida, tão simpática e disponibilizou-se na hora para nos orientar no que fosse preciso e permitiu que fossemos conhecer a Família dela. Sim, a Família, com "F" porque são todos 5*. Falámos imenso, aprendi tanto. A Andreia é uma força da Natureza, é uma grande mulher, uma grande esposa e uma grande Mãe. Vocês deviam ver aquele menino, como ele é despachado, simpático, brincalhão, falador. A Andreia está a tornar o Tomás um ser humano impecável, autónomo e será certamente independente e capaz de tudo o que ele quiser. Espero, sinceramente, ser uma mãe tão dedicada como a Andreia é para o Tomás.

A nossa Leonor continuou a sua terapia, mas como andámos ali umas semanas com incompatibilidade de horário com a nossa terapêuta e eu não queria que a Leonor não tivesse terapia durante aquilo que na minha cabeça era muito tempo, arranjei mais uma terapêuta para a Leonor que também me foi recomendada pelo Dr. Miguel. Assim, a Leonor passou a ter terapia 2 vezes por semana. E voltámos a ter imensa sorte com a terapêuta.

Víamos/vemos a Leonor a evoluir de dia para dia e a atinjir os objetivos propostos. Chegámos a ouvir que a nossa princesa é um diamante em bruto. Ouvir estas coisas é impagável, não há palavras para tamanha felicidade, para tamanho orgulho da nossa guerreira. Assim como constatavamos através das consultas de desenvolvimento que a médica também estava muito feliz com e pela Leonor.

No entanto, tivemos um desvio de percurso que não estavamos à espera e que vos contarei num próximo post.

Os meses vão passando e a nossa pequena está cada vez melhor e já demonstra o seu mau-feitio (nisso sai à mãe, visto que aqui a "je" carregou 9 meses e veio com a carinha do pai dela).

E chegámos aos 5 meses da nossa Pipoca.

20181029_101550 n.jpg

20181128_104426 n.jpg

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D